LIVRO: Comentário de Gênesis vol. 1 (João Calvino)

Por Lucio Manoel




Os Comentários dos livros bíblicos do Antigo Testamento de João Calvino são sem dúvida alguma as obras mais esperadas do quincentenário da Reforma Protestante. Pois a espera acabou. A Editora CLIRE (Centro de Literatura Reformada) apresentou ao público o primeiro volume da Série Comentários Bíblicos no 27º Simpósio Reformado Os Puritanos, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de julho de 2018, no hotel Praia Dourada, Maragogi-AL.

Gênesis Volume 1 abre a Série que terá, mas segundo o CLIRE, a previsão é que sejam lançadas dois volumes a cada ano, pelo menos.

Gênesis Volume 1 abrande os primeiros vinte e três capítulos. Em suas seiscentas e trinta páginas, este volume trás, além dos comentários aos textos bíblicos, a carta de dedicação de Calvino ao Príncipe Henrique, Duque de Vendome, herdeiro do Reino de Navarra, que mais tarde viria a se tornar o Rei Henrique IV da França. À esta época, o Príncipe tinha dez anos de idade.

João Calvino tem sido reconhecido, até mesmo por adversários seus, como uma das mentes mais brilhantes do mundo, não sendo superado por nenhum outro teólogo desde a Grande Reforma. Exegeta fenomenal, mas também pastor apaixonado, Calvino elevou o nome da cidade de Genebra à altura das grandes de sua época, principalmente por acolher a Verdade e os Tribunais de Justiça do Deus de Israel, como falou Turretini.

Calvino (1509-1564), Francês de nascimento, fugiu da perseguição na França, indo parar em Genebra, em 1536, após apelo de Farel. Expulso com seu amigo em 1538, passou a servir como pastor de uma congregação de refugiados franceses em Estrasburgo. Retornou a Genebra em 1541, quando o Conselho da cidade já lhe era favorável, sem contudo livrar-se das oposições que persistiram nos anos seguintes.

Com seu conhecimento das línguas originais e sua habilidade como exegeta, Calvino comentou quase todos os livros da Bíblia. Seus comentários bíblicos completam sua abordagem das Institutas. Conhecido mais como teólogo do Espírito Santo do que como teólogo da Predestinação, Calvino comenta Gênesis com a acurácia de quem estava familiarizado com o contexto do mundo antigo, bem como aplica seu entendimento da revelação progressiva. Seus comentários fogem da sofisticação e da especulação, mas preza pelos simplicidade, não obstante sejam profundos e espirituais.

Que este livro ganhe lugar de destaque na prateleira de todo pastor, seminarista e estudante sério da bíblia.

Clique aqui para comprar o seu exemplar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung