A origem dos amalequitas é anterior a dos edomitas? ( "primogênito dos povos" Números 24.20)


 


Por Lucio Manoel

A origem do povo amalequita tem sido tradicionalmente relacionada a Esaú, o filho mais velho de Jacó, por meio do seu filho primogênito e príncipe Elifaz (Gn 36.12,16; Dt 25.17; Jz 7.12; Is 15.2). Sua localização incerta ficava na rota entre o Deserto de Sim e o Sinai (Ex 17.1; 19.2). Era um lugar seco (Nu 33.14). Quando Israel passou por ali, contendeu com Moisés por causa da falta de água no local, no famoso episódio de Massá e Meribá. Também ali aconteceu a Batalha de Refidim, entre Israel e Amaleque (Ex 17). Pode ser que mais tarde os amalequitas tenham se juntado aos cananeus para impedir a entrada de Israel em Canaã (Nú 14.14-45).

Mas algumas pessoas têm concluído equivocada da passagem de Números 24.20 que a origem dos amalequitas seria mais antiga que Jacó, Esaú e Elifaz. O texto diz "Viu Balaão a Amaleque, proferiu a sua palavra e disse: Amaleque é o primogênito das nações; porém o seu fim será destruição". Segundo pensam os defensores dessa teoria, se Amaleque é primogênito das nações, então seria anterior a todas as nações, inclusive aos amalequitas mencionados em Gênesis 36.12 e em outras passagens.

Essa opinião interpreta Números 24.20 como se fosse uma descrição da história geral. Mas nesse caso, Amaleque teria de ser a primeira nação do mundo, portanto, anterior a Caim, o que é negado pelo texto de Gênesis 4.16-26, que apresenta Caim como a origem das nações, e nem mesmo cita Amaleque entre os descendentes de Caim - a não ser que se acredite em civilizações anteriores a Adão!

Portanto, para uma boa compreensão da expressão "Amaleque é o primogênito das nações", a fala de Balaão deve se manter dentro do contexto da passagem e ser entendido a partir dele. 

Quando Balaão proferiu seu discurso profético, depois de ter sido contratado por Balaque para amaldiçoar Israel, ele amaldiçoou as nações que se opuseram a Israel durante a peregrinação no deserto, mas abençoou Israel, exatamente como Deus havia determinado que fizesse (Nu 22.20; 33; 34). Nesse contexto de maldição sobre as nações que se opuseram a Israel, Balaão coloca os amalequitas como a primeira "primogênito" entre as outras nações opositoras, antes de Moabe (v.17), de Seir/Edom (v.18), de Amaleque (v.20) e dos queneus (v.21). 

Além disso, a palavra primogênito é usada algumas vezes na Bíblia para se referir à primazia da liderança e não exclusivamente à primazia quanto à origem (Jacó não foi o primeiro filho de Isaque, Gn 25.33,34; Efraim não foi o primeiro filho de José, Gn 48.19,20; mas ambos foram chamados primogênitos; igualmente Jesus não é o primeiro ser criado, mas é chamado de primogênito de toda a criação, Cl 1.15).

Concluímos que o texto de Números 24.20 trata da primazia dos amalequitas entre os que se opuseram a Israel durante a peregrinação no deserto e não da sua primazia quanto à origem dos povos.

Gênesis 14.7 é outra passagem alegada para a origem mais antiga dos amalequitas. Mas, como acontece na Bíblia, ao descrever locais antigos, o escritor sagrado atribui a eles os nomes pelos quais os locais são conhecidos da sua audiência, e não os nomes que possuíam originalmente. Esse é o caso aqui e também em outras passagens. Por essa razão, Moisés mencionou o nome de uma região por onde Abraão andou pelo nome que recebia em seu tempo "terra dos amalequitas".


Pastor Lucio Manoel é ministro da Palavra e dos Sacramentos na Igreja Reformada em Caruaru-PE.

Igreja Reformada em Caruaru

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung