CÂNTICOS DE DEGRAUS Uma introdução breve




por Lucio Manoel

שִׁ֗יר הַֽמַּ֫עֲל֥וֹת (Shir Hamma'alot) Essa expressão significa literalmente cântico das subidas. Também conhecido como cântico de degraus, cântico de romagem, cântico dos peregrinos ou de peregrinação. Estas traduções estão mais próximas do contexto em que o número de salmos que recebem esse título era cantado, durante as grandes festas de Israel. Uma sugestão interessante dada por K&D [1] é a de que o título destes Salmos pode ser traduzido como Cântico Gradual, como sugere a Vulgata "canticum graduum". Estes Salmos estão dispostos de maneira a atingir um clímax. Neste caso, o título tem relação com disposição dos salmos dentro do livro, formando um bloco ascendente. Existe ainda uma sugestão de que o título não se refere à circunstância das viagens à Jerusalém, nem à sua disposição no livro, mas aos degraus do templo, em número de quinze, coincidindo com o número dos salmos.

A expressão é usada como título de quinze Salmos, desde o Salmo 120 até o Salmo 134. Esses Salmos podem ter sido escritos em qualquer época, sendo difícil precisar a data de cada um deles. Cada Salmo exige um trabalho à parte, para que seja alcançada uma data plausível. Porém, sua reunião debaixo do título Shir Hamma'alot é consistentemente identificada com algum período posterior ao exílio.

Estes salmos representam a expressão de toda a comunidade. Mesmo as particularidades são tomadas em nome da nação, Salmo 120, ou como o Salmo 127, que particulariza alguns grupos, a exemplo dos sentinelas, dos agricultores, dos pais, das mães, para representar os sentimentos gerais do povo. Por causa desta amplitude, a reunião destes salmos espera oferecer aos crentes, do passado e do presente, motivos os mais diversos para louvar a Deus, quando provam do cuidado do Senhor Jesus Cristo, durante sua peregrinação.

Livro Sugerido Saudade de casa. Stephen Yuille. Os Puritanos, 2015. Compre na Livraria 5 Pontos.


[1] Keil, C. F., & Delitzsch, F. (1996). Commentary on the Old Testament (Vol. 5, p. 749–751). Peabody, MA: Hendrickson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung