REGIMENTO OU ORDEM DA IGREJA DE DORDT: Seu Propósito



Regimento ou Ordem da Igreja de Dordt


Propósito da Ordem da Igreja


The Church Order Commentary, Third Edition. A Brief Explanation of the Church Order of the
Christian Reformed Church. BY Idzerd Van Dellen e Martin Monsma

Credo Books
Nenhum cristão pode observar e estudar a vida e o mundo em que vive sem notar que Deus ama a ordem. As estações do ano, nosso próprio corpo e todas as coisas criadas nos falam, apesar das marcas e cicatrizes do pecado, que o Grande Criador de todas as coisas é um Deus de ordem. A Bíblia, revelação especial de Deus, fala-nos a mesma coisa enfaticamente.


Agora, Deus é sempre verdade para Ele mesmo. Sublime harmonia e ordem marcam seu Ser Triúno. Consequentemente Deus não pode fazer nada por casualidade ou capricho. Isso seria militar contra sua própria essência. Isso teria um efeito desastroso sobre a Sua criação.


Por essas razões, a igreja de Corinto é também admoestada: “Mas todas as coisas sejam feitas com decência e ordem” (1 Coríntios 14.40). É para a manutenção da boa ordem na Igreja de Cristo e para a promoção desse verdadeiro bem-estar, que “ofícios, assembleias, supervisão de doutrina, sacramentos e cerimônias, e disciplina cristã,” têm sido instituídos. Por essas mesmas razões, nossos pais dos dias da Reforma aceitaram um conjunto limitado de regras para normatizar esses vários assuntos. Essas regras compõem nossa Ordem da Igreja.


Para manter bem organizadas as Igrejas com seus “ofícios, assembleias, etc.” afastamo-nos definitivamente de certos grupos místicos interioristas que negligenciam todos esses importantes assuntos e até mesmo mantém oposição a eles. Nossos pais definitivamente discordaram dos Anabatistas do século dezesseis, neste ponto, e se sentiram convencidos pela Escritura Sagrada para promover igrejas bem organizadas.


Ao mesmo tempo, deveria ser lembrado que não é o propósito da Ordem da Igreja forçar as Igrejas a seguir o seu caminho pressionadas com arbitrariedade, pressão e atrito. A Ordem da Igreja significa ser regulatório. Significa regular razoavelmente a vida eclesiástica, mas com a completa preservação dos direitos de cada congregação e dos membros individuais das igrejas. A Ordem da Igreja é moral em caráter, não judicial. É um conjunto de regras regulatórias, não um conjunto de leis legalistas.


Com relação a expressão “Igreja de Cristo” no artigo 1, deveria ser comentado que a Ordem da Igreja algumas vezes fala de “Igreja” no singular (kerk). A palavra “Igreja” na Ordem da Igreja sempre se refere à congregação local vista como um organismo completo. O plural “Igrejas” (kerken) refere-se ao número de congregações organizadas. Usualmente refere-se a todas as Igrejas pertencentes à denominação. A expressão “Igreja de Cristo” (Gemeente van Christus) é usada para indicar o corpo de crentes que vivem em certa região ou país. Designa o corpo de Cristo a partir do aspecto não organizacional, e como espalhados em várias localidades. E finalmente, o nome congregação (de gemeente) é usado para designar um grupo definido de crentes que vivem em comunhão em uma igreja organizada em particular, embora o termo “congregação” na Ordem da Igreja também se refira ao seu aspecto não organizacional. Resumidamente, o assunto se mantém então quanto ao uso da Ordem da Igreja:


Kerk é o mesmo que Igreja, Organizada ou Instituída.
Kerken é equivalente a Igrejas ou Denominação, ou ainda Federação de Igrejas Organizadas.
Gemeente van Christus significa Igreja de Cristo, ou a soma total de crentes que vivem em várias localidades.
De gemeente pode ser dito da congregação, ou seja, um grupo definido de crentes vivendo em uma localidade.


É evidente, portanto, que o artigo 1 da Ordem da Igreja pensa sobre os crentes que se encontram em várias localidades quando fala da Igreja de Cristo, e mais especificamente dos crentes pertencentes à nossa denominação Cristã Reformada.


A Ordem da Igreja considerada a partir do aspecto do seu propósito pode ser dito que preenche uma real necessidade. Por certo, uma igreja pode existir sem uma Ordem da Igreja, mas ela não pode florescer e prosperar adequadamente sem ela. Além disso, harmonia denominacional e cooperação requer um conjunto definido de regras, na medida em que toda cooperação requer uma base expressa. Além disso, a Ordem da Igreja é uma guardiã constante contra a obstinação e abuso de poder, com que os perversos estão sempre prontos para invadir e perturbar a paz e o progresso da igreja.


The Church Order Commentary

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung