AS 67 TESES DE ULRICO ZUINGLIO QUE VEIO A PÚBLICO EM 14 DE JULHO DE 1523

por Hans Asper, 1549

por
Lucio Manoel


Ulrico Zuinglio foi um Reformador suíço que empreendeu a Reforma a partir de Zurique para vários cantões suíços. Ele apresentou suas teses, conhecidas deste 1519, ao Conselho da cidade que as aprovou, sendo publicadas em 14 de julho de 1523. Zuinglio foi nomeado Sacerdote do Povo, servindo em Zurique até o fim de sua vida.


O Reformador angariou o apoio da liderança de Zurique, mas também da população, o que facilitou a propagação da Reforma da cidade. Sua Reforma foi mais profunda que a proposta por Lutero, e aconteceu independentemente dela, apesar de ter conhecido as 95 Teses de Lutero.
Em suas teses, Zuinglio levantou discussão sobre temas importantes, como a natureza una da igreja: clero-povo; celibato; cobrança pelas cerimônias; substituição do Latim pelas línguas originais e vernáculas; remoção das imagens; ofícios eclesiásticos; disciplina; união entre igreja e estado.


Zuinglio era um filho da Suiça. Ele nasceu em 1/1/1484, na cidade de Wildhaus. Casou-se em 1529 com Ana Reinhart e morreu em 1531, durante uma batalha, sendo substituído por Henrich Bullinger, um capelão do exército nesta batalha.

Acesse o link para baixar o arquivo com as 67 Teses de Zuinglio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung