DOUGLAS WILSON, TEÓLOGO E ESCRITOR REFORMADO, ALIADO DA VISÃO FEDERAL




Douglas Wilson é pastor nos Estados Unidos, ministro da Christ Church, na cidade de Moscow, estado do Idaho. Participou da fundação da Logos School, é ativo em várias organizações destinadas a promover a cosmovisão cristã e tem participado de debates apologéticos.

É autor de vários livros. No Brasil já estão publicados alguns na área de família, como Futuros homens, Reformando casamento e o mais recente, Fidelidade, publicado em 2017. Estes livros foram publicados pela editora CLIRE. Além destes, O ateu em delírio, Cinco cidades que dominam o mundo, Persuasões, O cristianismo é bom para o mundo?, Educação clássica e educação familiar (participação) e Eu sei em quem tenho crido (participação).

Wilson é reconhecido como cristão conservador, mas não deixou de envolver-se na polêmica sobre Visão Federal. Recomendo o artigo escrito por David Engelsma, intitulado Visão Federal. Esta abordagem transita no campo reformado, não obstante ser rejeitada pela maioria das igrejas reformadas conservadores e teólogos reformados, como não confessional. 

Entre os pontos mais importantes defendidos pelos aderentes da Visão Federal, podem ser destacados: justificação pelas obras, pacto da graça estendido aos filhos de todos os pais crentes, a não garantia de salvação dos eleitos, garantia de regeneração aos batizados, a possibilidade de queda daqueles que foram unidos a Cristo. Talvez a abordagem mais recente sobre estes temas está no recente livro de Alan Rennê, publicado pela editora Os Puritanos, A Visão Federal e os Padrões de Westminster

Apesar dos artigos que estão inundando a rede mundial de computadores, os livros publicados pelos adeptos da Visão Federal ainda são poucos.

Nos Estados Unidos várias igrejas tiveram de se posicionar sobre o assunto. No Brasil, os lampejos da Visão Federal já brilham em faculdades cristãs.

Fiquem de olhos bem abertos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung