2 Simpósio Reformado de Maceió 2016 (RESUMO)



por Lucio Manoel

2 Simpósio Reformado de Maceió 2016
Tema: Os Cinco Pontos do Calvinismo e o Sínodo Internacional de Dordt
Data: de 29/2 a 4/3/2016
Horário: 19h
Local: Igreja Reformada de Maceió

RESUMO DO SIMPÓSIO

A organização do Simpósio apresenta o seguinte resumo das 5 noites do evento:

Em cada dia do Simpósio, dois assuntos foram apresentados ao público: um assunto ligado com a história do Sínodo de Dordt e outro ligado com os 5 Pontos do Calvinismo. Os assuntos foram apresentados por diferentes palestrantes.

Pastor Julius VanSpronsen, que palestrou nas duas primeiras noites, sobre os dois primeiros pontos do Calvinismo, despediu-se de eventos no Brasil após 8 anos de trabalhos missionários, servindo às Igrejas Reformadas do Brasil, especialmente, mas à causa reformada, de maneira geral. Pastor Julius recebeu um chamado para pastorear uma igreja no Canadá, seu país de origem, e está de viajem marcada para o fim deste mês. Este Simpósio foi o último evento que contou com a presença deste servo de Deus em solo brasileiro. Deus abençoe o pastor Julius em seu novo campo de trabalho.

Na quarta-feira, foi apresentado ao público, pela primeira vez, a mais nova edição dos Canones de Dordt, publicada pelo projeto Dordt-Brasil. Para mais informação sobre este assunto, acesse (https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=769628699848450&id=665175820293739&substory_index=0).


Um dos palestrantes, pastor Gaspar Souza, pastor da Igreja Presbiteriana Monte Guararapes/PE, sofreu um acidente com seu carro, enquanto viajava para Maceió a fim de participar do evento. O pastor teve de mudar os planos e retornar para sua cidade, Recife, confiado da Providência de Deus. O pastor estava sozinho no veículo e não teve danos sérios, além do susto. Boa recuperação, pastor Gaspar.

Pastor Abram de Graaf, que foi o palestrante principal, responsável por todas as palestras sobre a história do Sínodo de Dordt, teve sua dosagem de trabalho aumentada, ao substituir o pastor Gaspar Souza que não chegou a Maceió, devido ao acidente com seu carro. Pastor Abram contou sobre o lado político, teológico, eclesiástico, e vários detalhes históricos importantes sobre o Sínodo de Dordt. Valeu mesmo, pastor Abram.

A Igreja Reformada de Maceió, que realizou o Simpósio, também cedeu seu pastor, Flávio Silva, como um dos palestrantes do Simpósio. Agradecemos a todo Conselho da igreja e a seus membros.

Entre as muitas notícias bonitas do Simpósio, duas merecem destaque: pessoas de diferentes bairros de Maceió e de outras cidades de Alagoas, estiveram presente ao evento. Além destas pessoas, um homem viera de Petrolandia, exclusivamente para participar do Simpósio. A segunda notícia que destacamos é o desempenho da livraria que foi montada no local. Mais de 50 livros reformados foram vendidos durante o Simpósio. Um número expressivo. Os livros foram comprados por pessoas que já estão inseridos no meio reformado, mas também por outros que estão descobrindo as verdades da Palavra de Deus e estão interessados em progredir no conhecimento das doutrinas da graça. Parabéns ao pessoal que trabalhou na livraria.

As notícias sobre este Simpósio, programação, bem como os vídeos das palestras poderão será cessadas a partir de: https://www.facebook.com/events/555114114645828/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung