É CORRETO TER CREDOS E CONFISSÕES NA IGREJA?

Quais os motivos para adotarmos credos e confissões?
Por Pr. Flávio Silva

Antes de qualquer coisa, há uma base bíblica para se ter confissões? Sim, há. Há confissões de fé encontradas na própria Bíblia. O grande exemplo do Antigo Testamento é Deuteronômio 6:4: "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, é o único SENHOR." Esta tem sido uma confissão de fé e é, ainda hoje, tanto para judeus e cristãos.

Encontramos declarações confessionais no Novo Testamento também. Por exemplo, temos Efésios 4:4-6, "Há um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos...." Em Mateus 10, o Senhor Jesus nos encoraja a confessá-lo diante dos homens. Isso requer palavras e a igreja tomou as palavras da Escritura e as resumiu com suas próprias palavras.

Em nossos dias, vemos aqueles que dizem que “não devemos ter nenhum credo e confissão, mas Cristo". Essas palavras soam bastante piedosas. Mas a realidade é que todo mundo tem um sistema de crença por trás do que eles dizem, quer escrevam ou não. Por exemplo, se você for a uma dessas igrejas onde dizem que não tem credos e confissões, pergunte-lhes se batizam seus filhos pequenos, eles provavelmente dirão: "Não, nós não acreditamos que o batismo infantil é correto." Ao dizer isso, eles mostram que eles de fato têm um sistema de crenças em que eles acreditam. Todo mundo tem um sistema de crenças, é inevitável, a diferença é que nas igrejas confessionais, nós anotamos e confessamos para que todos saibam no que nós acreditamos.

Qual primeiro motivo para termos credos e confissões? Para que as pessoas saibam no que cremos. Não é um segredo. Então, temos um resumo útil dos importantes ensinamentos da Bíblia.

Segundo, nós os usamos para instruir nossos filhos e a nós até mesmos sobre os princípios ensinados na Bíblia. Na igreja da qual sou ministro da Palavra, temos aulas de catecismo, onde as confissões são usadas como direcionamento dos ensinamentos bíblicos. Além disso, temos a cada domingo pregação sobre o catecismo para toda a congregação. Não é que os credos e confissões tomam o lugar das Escrituras, mas que eles são usados como guias para o que a Bíblia ensina. Credos e confissões são úteis para conduzir o caminho, dar direção.

Terceiro, nossos credos e confissões também são úteis para manter os falsos ensinos distantes. O Credo Niceno e o Credo Atanasiano, por exemplo, foram elaborados em resposta aos falsos ensinamentos sobre as doutrinas da Trindade e da pessoa de Cristo. Os Cânones de Dort foram elaborados em resposta aos falsos ensinamentos sobre a soberania de Deus em nossa salvação. Ministros da palavra, presbíteros e diáconos devem subscrever os credos e confissões.

Livro Recomendado A Subscrição Confessional - Ulisses Horta Simões
Acesse o vídeo promocional:  https://youtu.be/_2k0p3rYMS0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung