IGREJA MISSIONAL Michael Goheen

Nesta semana (17-19/8/2015), aconteceu a Conferência Teológica Vida Nova, na cidade do Recife (Igreja Batista da Capunga). O tema da palestra foi "A igreja e sua missão", com Michael Goheen. Apresento a seguir uma breve Avaliação da palestra (e do seu livro). 

A palestra se propôs a apresentar um programa resumido da missão evangelizadora da igreja, a partir do Antigo Testamento (muitos livros começam sua abordagem deste assunto, no NT) concluindo no Novo Testamento. A razão para começar no Antigo Testamento é porque Israel assume uma posição especial na Missão de Deus e é a partir de Israel que a missão ganha o mundo, não sem Israel.

O tema Igreja Missional reivindica uma definição mais profunda para a tarefa missionária da igreja. Essa expressão implica em que missão não é um mero departamento da igreja, mas sua vocação dentro do plano de Deus. A ênfase na natureza Missional da igreja percorre todo o livro.

A igreja participa da missão de Deus de reunir um povo para si. O SENHOR começou esse ajuntamento em Israel, no Antigo Testamento, e prossegue com esse ajuntamento na igreja, no Novo Testamento. A igreja tem ainda a tarefa de levar adiante o Reino de Deus inaugurado por Jesus e testemunhado pela igreja cristã primitiva. 

Para quem não pode ler todo o livro, no momento, eu recomendo a leitura do capítulo 8, ele serve como um resumo do que foi desenvolvido no livro. Já o capítulo 9 apresenta treze princípios para aplicar o esquema do livro, sobre Igreja Missional, na igreja de hoje.

Boa leitura!

Lucio Mauro
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung