CONFISSÃO DE FÉ CONGREGACIONAL

Declaração de Fé da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil AIECB

Confissão de Fé Congregacional

A AIECB, nos últimos anos, não tem medido esforços para adotar um documento que apresente a fé comum das igrejas da denominação, em sintonia com a prática histórica da confessionalidade. De fato, em 2006, chegou a ser publicada a Confissão de Savoy, documento que remonta aos primórdios dos Congregacionalismo, mas que, pela forte oposição, não foi adotada, oficialmente. Os esforços não pararam e em 2012 o seu concílio nacional aprovou a criação de uma comissão que devia apresentar um documento final, que, tomando por base a Confissão de Savoy, fizesse as mudanças necessárias a fim de refletir o atual contexto da Igreja, no Grande Concílio de 2014 (22-28 de março), o que foi feito e o documento aprovado e subscrevido pela maioria dos oficias presente.



Sob o título "A Igreja Cristã, os Congregacionais e as Confissões de Fé", a primeira parte deste livro apresenta e defende a prática de se adotar algum tipo de documento confessional que expresse a crença da igreja. São citados 20 documentos, desde os credos da igreja cristã dos primeiros séculos, passando pelos documentos da Grande Reforma Protestante, até os 28 Artigos de 1876, adotado pela primeira igreja congregacional no Brasil/Fluminense (28 artigos da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo). 

As doutrinas da fé cristã são apresentadas em 34 artigos que confessam a pessoa e obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo. No final, um breve regimento entitulado "Da Instituição das Igrejas e a Ordem Apontada nelas por Jesus Cristo" é oferecido, no qual as igrejas confederadas podem manter sua unidade em fé e prática.

Por Lucio Mauro

Onde comprar
Cinco Pontos - Livros bíblicos reformados 
Acesse: https://www.facebook.com/livrosreformados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung