COMENTÁRIO BÍBLICO

Identificando os assuntos em Isaías 49. 1-6
Breve explicação dos assuntos. Uma análise interna dos versículos

1a – Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: (Chamado universal do evangelho)

1b – O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome. (A vocação profética do mensageiro)

2 – E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava; (A força da mensagem e a proteção de Deus durante seu ministério)

3 – E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado. (O enviado de Deus representa o Israel ideal, o povo que traz orgulho ao SENHOR e aponta para Cristo e sua Igreja, que é aperfeiçoada nele)

4a – Porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; (o desgosto do enviado do SENHOR reflete a rejeição do povo de Israel à sua mensagem)

4b – todavia o meu direito está perante o SENHOR, e o meu galardão perante o meu Deus. (O servo confia que seu trabalho está de acordo com o mandado do SENHOR, apesar da rejeição do seu povo, e que será recompensado por esse trabalho)

5a – E agora diz o SENHOR, que me formou desde o ventre para ser seu servo, (o servo reafirma sua vocação profética)

5b – para que torne a trazer Jacó; (o profeta revela o propósito restaurador de Deus com a sua mensagem)

5c – porém Israel não se deixará ajuntar; (Esta tradução encontra problema, sendo geralmente traduzida por “e para reunir Israel a ele”)

5d – contudo aos olhos do SENHOR serei glorificado, (o servo confia que seu trabalho deixará Deus orgulhoso v.4b)

5e – e o meu Deus será a minha força. (Ele reafirma sua confiança em Deus v.4b)

6a – Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; (depois de revelar sua missão de juntar o povo de Deus entre Israel, Deus mostra seu desejo de incluir os gentios na promessa de redenção)

6b – também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. (Deus mostra seu amor pactual ao salvar seu povo, mas cumpre sua promessa de estender a salvação para toda terra)

Por Lucio Mauro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung