FELICADADE: Uma característica daqueles que vivem um correto relacionamento com Deus

Leitura Bíblica: Salmo 144.15
Estudo: Felicidade
Rev. Elissandro Rabelo

Felicidade é uma característica daqueles que vivem um correto relacionamento com Deus. Vamos observar algumas observações sobre a felicidade.

1) Coisas Essenciais à Felicidade

Todos desejam ser felizes. Isto é natural. Mas quão poucos entendem em que consiste a felicidade.

Verdadeira felicidade não significa estar livre de sofrimento. Neste mundo corrompido, esse tipo de felicidade não existe em lugar algum.

A verdadeira felicidade não consiste de sorrisos e gargalhadas. Muitas pessoas riem bem alto e são aparentemente felizes, mas interiormente são tristes.

Para que alguém seja feliz, suas necessidades mais profundas precisam ser satisfeitas. Não apenas as do corpo, mas também as da alma.

Nossa felicidade não pode depender de qualquer coisa neste mundo. Tudo na terra é instável e incerto. Tudo que o dinheiro pode comprar é temporário e nossos relacionamentos são desfeitos pela morte.

Para que sejamos verdadeiramente felizes precisamos ver tudo à nossa volta sem nos sentirmos desconfortáveis. Olhar para o passado sem ter sentimento de culpa e olhar para o futuro sem ansiedade. .

2) Erros Comuns com Respeito à Felicidade

Muitas pessoas procuram felicidade em lugares completamente errados.

Realizações e sucesso não trazem felicidade. Homens bem sucedidos não são necessariamente felizes. Riquezas não trazem felicidade, pois podem comprar tudo, menos a paz interior.

Uma vida fácil não traz felicidade. Um homem trabalhador pode ser freqüentemente tentado a desejar não ter de ir ao trabalho, para que pudesse gastar seus dias do jeito que pudesse. Porém, Deus criou o homem para trabalhar e isso é essencial à nossa felicidade.

Prazer não traz felicidade. Homens e mulheres têm coisas mais nobres para se envolver, ao invés de ocuparem-se na busca infindável do prazer (Ec. 1.14).

Você é um jovem? Não desperdice sua vida procurando felicidade onde ela não pode ser encontrada. Você é pobre, se ao menos fosse rico seria feliz. Resista a essa tentação. Lembre-se que como são comuns esses erros sobre o caminho para a felicidade e aprendam a buscá-la onde ela pode ser encontrada.

3) O caminho para ser feliz

Tornar-se um cristão verdadeiro, fervoroso e com sinceridade de coração é a única maneira de ser feliz. O verdadeiro cristão é a única pessoa realmente feliz. Ela reconhece seus pecados, confia na graça de Cristo e tem prazer na santidade. Ao afirmar que tal pessoa é verdadeiramente feliz, não estou dizendo que ela não tem dificuldades ou problemas e nunca derrama lágrimas. Porém, no fundo do seu coração, ela tem uma paz sólida e uma alegria verdadeira.

A consciência do cristão descansa na paz de Cristo no meio das aflições (Jo. 14.27; 16.33). Ele sabe que Cristo perdoou os seus pecados e que sua alma está segura em Cristo. Sem Cristo ninguém será verdadeiramente feliz neste mundo, ainda que desfrute das melhores circunstâncias da vida. Com Cristo um homem pode ser feliz, apesar de sua pobreza, doença ou distúrbios políticos e sociais (Is. 3.10).

4) Conselhos aos cristãos a respeito de como ser ainda mais feliz

Primeiro, trabalhe para crescer na graça, ano após ano. Não fique parado, mas faça esforço para seguir adiante na vida cristã. Leia mais a Bíblia, ore com mais fervor, odeie o pecado cada vez mais, negue-se a si mesmo e evite entristecer o Espírito. Os homens mais santos são sempre os mais felizes.

Segundo, trabalhe para ser mais grato, ano após ano. Aprenda a dar mais louvores a Deus por sua bondade.

Terceiro, seja mais diligente em fazer o bem, ano após ano. Deus é bom e faz o bem (Sl. 119.68). O cristão descomprometido jamais desfrutará de paz perfeita. O cristão mais comprometido será sempre o homem mais feliz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung