CRIAÇÃO DOS FILHOS

Criação de Filhos
Autorizado

Pastor Elissandro Rabelo
Igreja Reformada em Maragogi

“Pais, criai os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6.4).

Deus é o autor da família. Foi ele que criou o homem e a mulher, celebrou o primeiro casamento no jardim do Éden (Gn. 2.24) e ordenou que o primeiro casal, Adão e Eva tivessem muitos filhos (Gn. 1.28). A família é, portanto, fruto do maravilhoso plano de Deus. Ele criou a família para que esta vivesse em plena harmonia e paz entre seus membros (marido e mulher, pais e filhos). Mas por que vemos tantos lares desajustados e destruídos, onde há traição e brigas entre casais, filhos rebeldes e pais que não se importam com a boa educação dos seus filhos? A resposta é que o pecado entrou no mundo. O homem que era bom se tornou pecador. O relacionamento com Deus e com os outros homens foi afetado pelo pecado. Portanto, o relacionamento familiar também foi afetado pelo pecado e por essa razão há tanta falta de paz e harmonia em muitas famílias.

Será que é possível ter um lar restaurado, uma família feliz? Pela graça de Deus, sim. Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para salvar pecadores e restaurar suas vidas. Em Cristo é possível ter uma vida nova aqui na terra. Ele restaura a família. Um lar cristão não é um lar perfeito, mas é um lar onde cada membro, ainda com problemas e fraquezas, se esforça para viver em harmonia e paz.

A Bíblia nos ensina como a família deve viver para agradar a Deus. Ela nos ensina que a mulher deve ser submissa ao seu marido, que o marido deve amar sua mulher, que os filhos devem obedecer e honrar seus pais e que os pais devem criar os seus filhos nos caminhos do Senhor (Efésios 5.22-6.4). Neste artigo quero me limitar a abordar o importante assunto da criação de filhos. Há pelos menos quatro coisas importantes que os pais devem fazer para criar bem os seus filhos:

Pais, ensinem seus filhos: Deus exige dos pais que ensinem seus filhos sobre Ele, sua salvação e sua lei (Dt.6.6,7). A igreja e a escola podem ajudar na boa instrução dos filhos, mas isso não tira dos pais sua principal responsabilidade de criar seus filhos nos caminhos do Senhor. Nossos filhos precisam saber desde cedo o que é certo e o que é errado para aprender a temer o Senhor. Timóteo foi instruído desde a infância por sua mãe e sua avó e, pela graça de Deus se tornou um servo fiel do Senhor (II Tm. 1.4; 3.15). A instrução dos filhos é uma prioridade no lar e os pais devem gastar tempo com isso, não deixando seus filhos passarem horas na frente da TV, mas reservando tempo para sentar com eles e ensiná-los.

Pais, sejam um bom exemplo para seus filhos: Antes de ensinarmos nossos filhos com palavras, precisamos ensiná-los com nossa vida. Não adianta nada dizer aos nossos filhos para fazer o certo se nós fazemos o errado. Filhos precisam de bons exemplos para imitarem os pais no que é bom. Antes de apontarmos o bom caminho para nossos filhos, andemos neste caminho.

Pais, disciplinem seus filhos: Disciplinar filhos é treiná-los para a obediência. Nossos filhos precisam de disciplina porque eles não são anjinhos perfeitos, mas são pecadores desde a infância (Sl.51.5). Eles já nascem com a tendência de fazer coisas erradas e por isso precisam ser corrigidos e disciplinados (Pv. 22.15). A disciplina envolve a repreensão verbal e também o uso da vara que é a punição física (Pv. 6.23; 22.15; 29.15). Os pais precisam corrigir o mau comportamento dos seus filhos com palavras firmes, porém, amorosas. Quando o filho se mantém desobediente, a vara deve ser aplicada. O pensamento do mundo moderno diz que os pais nunca devem bater nos seus filhos, mas Deus diz que os pais devem castigar seus filhos por meio de punição física adequada quando necessário. Essa disciplina requer sabedoria e amor dos pais. Você não bate nos seus filhos para espancá-los, nem porque você quer descarregar sua ira sobre ele, mas porque você o ama e quer o seu bem. Quem ama, disciplina (Pv. 13.24).


Pais, orem por seus filhos: O último e também importante dever dos pais quanto à criação dos filhos é orar a Deus em favor deles. Sem isto, os outros deveres são ineficazes. Nada podemos fazer sem a ajuda de Deus. Pais, peçam a Deus sabedoria e força para criar bem seus filhos. Confiem nas mãos de Deus a vida dos seus filhos, pois ele é um Pai Bondoso e Fiel para cuidar de nós e nossos filhos. Não somente orem por seus filhos, mas também orem com seus filhos.

Conselhos finais aos pais: 1) Não façam ameaças aos seus filhos se não têm a intenção de cumpri-las. Eles podem perder o respeito por vocês; 2) expliquem ao filho porque ele está apanhando; 3) o pai e a mãe devem participar juntos da disciplina dos filhos; 4) Não permitam que seus filhos se associem com más companhias; 5) ensinem seus filhos a serem responsáveis; 6) Promovam um lazer sadio e agradável aos seus filhos; 7) Tenham paciência com seus filhos e mostrem com seus atos e palavras que vocês o amam e querem sempre o bem deles.

Filhos são herança do Senhor, um presente de Deus para os pais. Os pais são aqueles a quem Deus dá a alegre responsabilidade de cuidar dos filhos. Sejamos fiéis à nossa vocação de pais e Deus, por sua graça, abençoará nosso esforço. Ele quer cuidar da nossa família e restaurá-la para sua glória.

















Por que Orientar as Suas Crianças?

Texto: Gênesis 18.19

Introdução: Esse texto chama os pais a dirigirem os seus filhos. O problema é que muitos pais têm se afastado dessa tarefa. Há uma tentação grande de se afastar dessa tarefa. Precisamos ser colocados de frente com a tarefa de dirigir nossas crianças. Por meio da sua palavra, Deus quer corrigir nossas falhas e levar-nos à obediência.

O ponto central do texto é que Deus chama Abraão a ordenar a sua casa e seus filhos. O que está implícito nessa ordem divina é que as crianças precisam ser dirigidas. Por quê? Porque elas não têm ainda um julgamento maduro das coisas, conhecimento de si mesmo, elas não têm a experiência da vida. Elas pedem e precisam de direção dos pais. A palavra “ordenar” no hebraico tem o sentido de “dar o comando, colocar em ordem no lugar certo”. Essa palavra descreve um relacionamento de autoridade. Deus dar autoridade aos pais para dirigir suas famílias.

Na verdade, é difícil cumprir esse mandamento. Pois a nossa cultura é anti autoridade. Não gostamos de estar debaixo de autoridade ou também ordená-la. Mas a vontade de Deus precisa ser seguida pelos pais nesse aspecto e há razões necessárias e urgentes para isso.

Razões pelas quais as crianças precisam de autoridade e direção dos pais:
Precisamos atentar para algumas perguntas importantes e procurar respostas bíblicas:

Por que as crianças precisam desesperadamente de alguém que digam a elas o que é bom para elas? Quais são as necessidades de uma criança que pede direção? Como uma criança se beneficia recebendo direção? O livro de Provérbios, que é um livro cheio de sabedoria, nos ajuda a encontrar respostas a estas perguntas.

Razões para a necessidade de direção dos pais para os filhos
Primeira razão: Levar os filhos a aprender o temor do Senhor. Provérbios 2.1-5: na seqüência do texto há bênçãos para crianças que ouvem os seus pais. Aqui nós encontramos a resposta sábia da criança à correção e direção do pai. As palavras do pai são aceitas, colocadas no depósito; o coração da criança se aplica ao entendimento; o filho recebe discernimento; em ouvir o pai, ele aprende a sabedoria e o temor do Senhor, ele encontra o conhecimento de Deus.
Aplicação aos pais: Dediquem-se à educação dos seus pais; não permitam aos filhos que não recebam esse ensinamento (entrar por um ouvido e sair pelo outro). É muito triste quando as crianças não ouvem os pais. Os filhos precisam da orientação dos pais para aprender o temor do Senhor. Se eles não ouvi-los, então não aprenderão o temor do Senhor e sem o temor não há o conhecimento de Deus.

Segunda razão: receber orientação é meio pelo qual as crianças crescerão em sabedoria e ganharão entendimento (Provérbios 4.1). A criança que ouve a instrução alcança entendimento. Em Pv.13.1 vemos a diferença entre o filho sábio e o filho escarnecedor. O filho escarnecedor não ouve o pai, mas zomba de suas instruções. Por outro lado o filho sábio ouve o pai, recebe instrução e alcança sabedoria (Pv.19.20; 23.22,23).

Terceira razão: Recebendo a direção do pai, o filho e a filha ganharão a condição e a atitude de ser discreto e de como evitar problemas (Provérbios.5.1). No contexto desse verso há muitos avisos e advertências contra os perigos que a criança pode enfrentar. Estes perigos são evitados quando a criança ouve a direção e instrução do pai (v.7). veja no verso 13 a tristeza do homem que não escutou seus pais quando criança (v.13).
Aplicação: Como a criança pode evitar o desafio e a ilusão da fornicação, ficar longe do prazer sexual fora da vontade de Deus? Como ela pode olhar para os perigos com um julgamento maduro? A verdade é que muitos jovens da nossa cultura não têm feito isso. Eles estão agindo de modo que desonram a Deus no seu comportamento. As crianças precisam saber por meio da instrução dos pais, quais são os resultados terríveis do pecado fora do casamento.
Apelo aos pais: Vocês precisam ensinar as crianças o temor do Senhor; dêem-lhes direção; ajudem-nos a aprender a ouvi-lo; vejam se estão ouvindo; envolvam-nos na conversa, dialoguem com eles. Salomão fez isso (Pv.7.24-27). Como pode o jovem alcançar essa sabedoria? Ao receber a instrução dos pais.

Quarta razão: receber a instrução dos pais é o meio pelo qual o filho pode desfrutar das bênçãos. Os filhos que recebem a instrução dos pais terão poucas lutas e dificuldades na vida. Em Provérbios 1.8,9, a criança que recebe a instrução é muito abençoada (Pv.4.20-22). As palavras do pai são vida para a criança e trazem saúde para o corpo todo. Em Provérbios 8.32-36, vemos que a criança que ouve encontra benção, encontra o favor do Senhor.

Quinta razão: recebendo a direção do pai é o meio pelo qual o filho gozará de vida longa (Pv.3.1,2). Os filhos haverão de prolongar a vida e trazer a prosperidade. Em Provérbios 4.10, novamente a vida longa é prometida. A promessa de vida longa tem raízes no AT: é o que Deus dá a filhos obedientes (Pv.7.1,2).
Aplicação: Os filhos não entendem o quanto precisam de instrução. Vivemos numa época em que isso não acontece. Nossa cultura leva a criança a ser entregues a tomar decisões próprias. Mas as crianças não têm condições disso. Não podemos tratá-las como pessoas maduras, equipadas para tomarem decisões sábias. Não sugiro que devemos ser pais duros e maldosos, nem pais super exigentes e nada bondosos. Mas precisamos prover direção para nossas crianças. Como fazer isso? Como falar de coisas profundas para eles? Como ir além do comportamento e alcançar o coração deles? Como dá a direção correta para que eles alcancem a instrução?

Evidências de falhas na tarefa de instruir os filhos.
Vejamos 3 exemplos dessas falhas:
Primeira falha: permitir que as crianças desenvolvam hábitos de uma vida vazia, sem ocupação. Elas escolhem o que vão fazer com seu tempo; as dispensamos de tarefas e responsabilidades da casa. Permitimos que desfrutem das bênçãos sem trabalharem para isso. Consequências: crianças não vêem o trabalho como uma bênção.


Segunda falha: permitir às crianças hábitos de extravagância. Os filhos se tornam exigentes sobre suas atividades e prazeres.

Terceira evidência: permitir que as crianças manifestem suas explosões emocionais de ira.

Os pais precisam dar instruções bíblicas aos filhos nestas áreas. Mas para que isso aconteça, é preciso ter alvos claros. Não podemos realizar algo se não sabemos o que queremos. Observe que Deus chama a atenção especialmente dos homens (pais); lemos em Gn.18.19 que Deus escolheu Abraão para esta tarefa. Em Efésios 6.4, vemos que a primeira responsabilidade é dos pais homens. Você pai homem tem uma tarefa particular. É claro que você vai usar os talentos da sua esposa, mas você é responsável. Deve tomar iniciativa na instrução, verificar se essa tarefa estar sendo desempenhada corretamente, verificar que haja qualidade no desempenhar desta tarefa. Não é que as esposas sejam capazes de fazer, mas os homens receberam de Deus a responsabilidade de cumprir esta tarefa.

Dez alvos para se realizar no treinamento das crianças:

1) Treinar as crianças no conhecimento geral das Escrituras. Ajudá-las a conhecer os livros da Bíblia na ordem, ter capacidade de encontrar textos; saber de alguns pontos chaves da Bíblia, tais como: Salmo 23, relato da criação, o chamado de Abraão, a história de José, os dez mandamentos, as bênçãos e maldições da aliança; profecias messiânicas do AT (Is. 53), bem aventuranças, igreja primitiva, conversa de Jesus com Nicodemos, fruto do Espírito, capítulo do amor, as qualificações para os oficias da igreja, passagens sobre o corpo de Cristo, a igreja, etc. essa instrução deve fazer parte do culto do lar.

2) Instruir as crianças no catecismo. A instrução da doutrina bíblica por meio de perguntas e respostas é um meio eficaz de ensino. Esse princípio estar em Deuteronômio.6.

3) Os filhos precisam ser capacitados a lidar com a vida de forma bíblica. As crianças precisam ser ensinadas a como se portar diante das ofensas, a como responder de forma bíblica às dificuldades da vida. Por exemplo, quando seu filhinho chegar em casa chorando porque alguém o feriu, então, essa é uma oportunidade para instruí-lo como não pecar, mas proceder retamente nessa situação. É muito mais importante e necessário que a criança aprenda a lidar com o pecado que ela recebeu de outro do que o pai ir lá para resolver. Nossos filhos precisam aprender a pagar o mal com o bem e abençoar os que os amaldiçoam (Rm. 12.17-21; Lc 6.27-31).

4) Treinar o caráter das crianças. O caráter do filho deve ser dirigido dentro da linha do Senhor para que ele aprenda o temor do Senhor, humildade, integridade, diligência, ser grato e leal, disciplina, sabedoria, discernimento, atenção, pureza, mansidão. Os pais devem ensinar seus filhos a refletirem essas qualidades. Essas qualidades não estão presentes em nossa cultura. Quem pode instruí-las? Somente os pais. Desenvolver o caráter dos filhos para que eles sejam bons cidadãos e pessoas tementes a Deus é o maior presente que um pai pode lhes dar.

5) Ensinar um desenvolvimento social geral: veja Jesus em Lc.2.52 – ele cresceu em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Ele se conduziu de tal forma que as pessoas de sua cultura o respeitavam, ensinar nossas crianças a lidar, se portar de forma apropriada, correta em todos os seus relacionamentos. Lidar com questões de tentações que têm a ver com o relacionamento com seus amigos, professores, outros membros da família. Precisamos ensiná-los como pessoas que devem se portar de forma educada na sociedade.

6) Os pais devem se preocupar em treinar ao filhos nas questões acadêmicas. Estar envolvido com a educação dos filhos deve ser prioridade para os pais. Sua principal preocupação deve ser a de levar seus filhos a aprender a olhar o mundo com os olhos de Deus. Em I Reis 4, lemos que Deus deu a Salomão sabedoria e conhecimento. Salomão viu as coisas criadas com a visão sábia de Deus. Todas as áreas de conhecimento devem estar debaixo da autoridade de Cristo. Os pais precisam treinar seus filhos nestes caminhos.

7) Treinar os filhos a ter uma visão bíblica sobre as possessões. As crianças precisam ver e aprender que as nossas posses são dádivas de Deus, ferramentas para servir e que as pessoas são mais importantes do que as coisas que possuímos. Quanto a isso, a Bíblia nos oferece duas sábias orientações: não confiar nas riquezas e ser ricos de boas obras (I Tm.6.17-19). Nossos filhos precisam aprender a liberalidade e o contentamento.

8) Ensinar as crianças o valor do tempo. Em Efésios 5.16, o Senhor nos chama a remir o tempo, porque os dias são maus. Isso não é só para adultos, mas também para crianças. Os pais precisam ensiná-las a ser responsáveis pelo uso do tempo. As crianças precisam ter tempo para brincar, mas também entender que a vida é curta; que há oportunidades que exigem o uso sábio do tempo. Ajudá-las a desenvolver projetos relacionados com o interesse delas, a encontrar bons livros para serem lidos, a fazer boas coisas com o seu tempo é um dever importante dos pais.

9) Ensinar aos filhos resistência e perseverança diante das dificuldades. Podemos fazer mais do que pensamos. Trabalhar mais duro do que fazemos. Os pais precisam ajudar os filhos a perseverar nas tarefas mais difíceis, longas e que exigem mais esforço.

10) Ensinar os filhos a controlar suas emoções. As crianças precisam aprender a ser pessoas que vivem baseadas nas verdades bíblicas e não nas emoções que sentem; ensiná-las a encontrar suas verdades na palavra de Deus é tarefa dos pais. Precisamos ensiná-los a entender seus sentimentos, mas também submetê-los aos caminhos bíblicos, a viverem em termos daquilo que é justo e reto.

Conclusão: Temos uma grande missão de treinamento pela frente. Será que vocês estão cansados e desanimados diante dessa grande lista de atividades que vocês têm de fazer? Realmente é uma grande tarefa que Deus tem nos dado. Temos um grande exército para treinar para a batalha. O inimigo está à volta toda (diabo, mundo, natureza pecaminosa dos filhos). Precisamos ensinar as crianças a ter uma vida útil no reino de Deus. Mas onde encontrar forças para essa tarefa? Talvez você pense: “É uma tarefa muito grande! Nunca vou conseguir fazer tudo isso que o Senhor me manda fazer! Não tenho condições de educar meus filhos dessa maneira!”

O que não podemos fazer, Deus nos ajuda a fazer. Ele nos dá esperança e força para cumprirmos a tarefa de dirigir a vida dos nossos filhos. Na sua carta aos Efésios Paulos nos ensina nos capítulos 1-3 acerca da glória do evangelho e a grande salvação de Deus em nos escolher e salvar por seu amor em Cristo, o poder que Cristo opera em nós; como Deus nos levantou dos mortos e nos colocou nos lugares celestiais em Cristo. E nos capítulos 4-6, ele focaliza três áreas importantes da nossa vida – igreja, família, trabalho.

Na transição do capítulo 3 para o 4 temos uma oração maravilhosa do apóstolo Paulo, na qual ele reconhece a nossa necessidade da graça de Deus para fazer as coisas que ele nos manda fazer (ler Ef.3.14-21). Deus tem nos dado na sua graça gloriosa o poder que nós precisamos. Jesus habita em nossos corações pela fé. Conhecemos o amor de Deus que vai além do nosso entendimento. Seu amor é maior do que podemos imaginar. Ele pode fazer mais abundantemente do que aquilo que pedimos ou pensamos. O poder de Deus age em você e em mim como filhos de Deus. O Deus da glória levou seu filho a habitar em nós. Ele trabalha em nós para sua própria glória e a glória de sua igreja. Toda a graça que precisamos para cumprir nossa tarefa de pais é encontrada em Cristo. Deus tem nos dado uma grande tarefa. E aquele que está em nós é maior do que esta tarefa. E ele é capaz de dar a graça que precisamos para servi-lo. Ele nos dá graça para fazer aquilo que ele nos tem chamado. A nossa esperança de fazer aquilo que Deus tem nos chamado a fazer estar condicionado e baseado na Pessoa de Cristo. Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece, Cristo Jesus. Que Deus nos dê graça para que nos apliquemos nós mesmos àquilo que Deus n

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung