Vivendo com Integridade Num Mundo Corrupto

Vivendo com Integridade Num Mundo Corrupto
Leitura: Daniel 6


Por Rev. Elissandro Rabelo
Autorizado

Introdução: A corrupção é uma indústria que movimenta um trilhão de dólares em propinas no mundo, por ano, segundo cálculos do Banco Mundial. A impunidade é o principal fator que contribui para o crescimento da corrupção. Segundo a Bíblia, a corrupção humana está na sua natureza e procede do seu coração corrupto (Jr.17.9,10). O meio ou sistema apenas traz à tona ou revela esta corrupção. A Bíblia também diz que a solução para a corrupção é a integridade. Vejamos isso com o exemplo de Daniel.

Definição de Integridade: Biblicamente, “integridade” significa “completo, sólido, intacto”. A integridade é o estado daquilo que está inteiro, que não sofreu qualquer diminuição (Sl.15.1,2; Sl.78.72; Pv.20.7). A verdadeira integridade implica em você fazer o que é certo também quando ninguém está olhando (Mt.5.8).

Daniel – Um Exemplo de Integridade: No capítulo 6 de seu livro, vemos uma narrativa de um episódio na vida de Daniel que ilustra o poder da integridade. Vejamos: A) integridade gera distinção – quem é integro se distingue. Daniel se distinguiu dos outros por sua integridade (Dn. 6.3). Se você deseja distinção, então seja íntegro. Você quer sucesso na vida? Deseja crescer e prosperar? Quer ter uma vida saudável? O caminho de Deus é a integridade. Somente os íntegros serão honrados pelo Senhor (Sl. 112). B) Integridade produz perseguição – quem é íntegro sofre perseguição. Os colegas de Daniel buscavam uma oportunidade de pegá-lo fazendo algo errado, com o objetivo de denunciá-lo ao rei (Dn. 6.4). Ocasião + Observação + Orquestração = PROVAÇÃO (Dn. 6.16). Daniel sofreu por causa da sua integridade. Você suportaria viver sob observação o tempo todo? Esteja atento às ciladas do diabo (I Pe.5.8). Vigie!

C) Integridade produz promoção – Deus controla a história e nossa vida. Por isso, fique certo que ele protege os íntegros (6.22) e pune os corruptos (6.24). A integridade de Daniel promoveu a glória de Deus (6.25-27) e o Senhor o abençoou (6.28). Vale a pena ser íntegro! Não tenha vergonha de ser honesto!

O Segredo da Integridade: Sabemos que a integridade é algo contrário à natureza humana. Somos corruptos de coração (Mc. 7.21-23). Como podemos vencer a corrupção e manter a nossa integridade? 1) Integridade resulta de atitude – Daniel resolveu firmemente não se corromper (Dn. 1.8). Integridade é uma opção de vida e conduta. Podemos nos envolver ou não. 2) Integridade é resultado da misericórdia de Deus. Daniel foi resoluto em ser íntegro graças à misericórdia de Deus (Dn. 1.9). Somos dependentes da graça e misericórdia de Deus para sermos íntegros (I Co. 10.12; Mt. 6.13; Jd.24,25). 3) Integridade é resultado da oração – o segredo da integridade de Daniel era a sua vida de oração (Dn. 6.10; 9.2). Daniel tinha uma vida íntima e intensa com Deus. Se desejamos vencer a corrupção e manter a nossa integridade, precisamos orar e meditar na palavra de Deus (Sl.1). Jesus é o nosso maior exemplo de integridade. Ele tinha íntima comunhão com o Pai e sempre fazia o que lhe agradava (Sl. 40.7,8; Jo. 4.34).

Conclusão: Qual é a sua definição de sucesso? Ter sucesso é, dia após dia, ser como Deus quer que sejamos e alcançar as metas que estabelecemos sob a orientação dele. Sucesso começa com o “ser” e não com o “fazer” ou “ter”. Daniel revela-nos, por meio da sua vida, o poder do sucesso da integridade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung