Movimento do Santo Daime

Santo Daime. Voce deve ter ouvido este nome nos últimos dias. Trata-se de uma seita que tinha como membro ilustre Glauco, cartunista bastante conhecido, fundador da igreja Céu de Maria que ficava em sua granja na Via Anhanguera, em Osasco, na Grande SãoPaulo, e que foi assassinado na madrugada do último dia 12.

Antes desta tragédia, a seita dos daimistas passou discretamente dos ouvidos dos brasileiros. Esta seita é genuinamente brasileira.

É curioso como grupos religiosos tem se mutiplicado desde o século XIX. No Brasil, começou com o denominacionalismo evangélico até atingir a multiplicidade de grupos religiosos que misturam cristianismo com filosofia. É assim que surge a doutrina do Santo Daime.

Este Movimento começou no interior da floresta amazônica, nas primeiras décadas do século XX, com o neto de escravos Raimundo Irineu Serra. Foi ele que recebeu a revelação de uma doutrina de cunho cristão, a partir da bebida Ayahuasca (vinho das almas), por nós denominada Santo Daime.

A bebida, de uso bastante difundido pelos povos indígenas da região, é obtida pela coccão de duas plantas, o cipó Jagube (banesteriopsis caapi) e a folha Rainha (psicotrya viridis) ambas nativas da floresta tropical. Ela tem propriedades enteógenas, isto é, produz uma expansão de consciência responsável pela experiência de contato com a divindade interior, presente no próprio homem.
Segundo o próprio Mestre Irineu, ele recebeu essa Doutrina através de uma aparição de Nossa Senhora da Conceição,em uma das primeiras vezes que tomou a bebida, na região de Basiléia, Acre. Os hinos do Mestre, que ele começou a receber a partir do começo da década de 30 trouxeram uma forte ênfase nos ensinos cristãos e uma nova leitura dos Evangelhos à luz do Santo Daime, para afirmar, nos tempos de hoje, os mesmos princípios de Amor, Caridade e Fraternidade humana.

Tidaro do site oficial da seita

http://www.santodaime.org/origens/index.htm

Comentários

deusb disse…
só uma correção tídaro, a doutrina do santo daime tecnicamente não é uma seita. o termo seita se refere a cultos religiosos até um certo número de seguidores. neste caso, já se trata de uma religião, pois são muitos seus seguidores, principalmente no norte do pais.
técnicamente esta errado chamar de seita, a não ser que seja para enfatizar alguma marginalidade da doutrina. mas neste caso é descriminação...
Lucio disse…
O termo seita vem do substantivo latino secta e do verbo sequi, que significa seguir. A palavra grega que aparece na Bíblia é háiresis, ou seja, heresia, que, por causa da semântica, significa escola ou modo de pensar e de viver que é seguido por pessoas. Atualmente, quando falamos em seita estamos pensando num sistema, num grupo religioso que possui sua doutrina particular, seus próprios princípios, que diferem daqueles que dirigem o corpo de Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung