A BÍBLIA: A Carta Magna dos Cristãos

O dia 6 de março, consagrado à Revolução Republicana e Pernambucana de 1817, deveria, pela carta magna do Recife, ser feriado. Nunca foi. O projeto de Terezinha Nunes transformou o dia como a data magna de Pernambuco, que será feriado civil, de acordo com a Constituição.

A Bíblia é a carta magna dos cristãos do mundo inteiro.


Desde 1549, quando Thomas Cranmer, Bispo da Grã-Bretanha, incluiu um dia especial para que as pessoas lessem a Bíblia, no livro de oração, que coincidiu com o segundo domingo de dezembro, a data é observada, inclusive no Brasil, desde 1850, quando chegaram os primeiros missionários presbiterianos, e segue até nossos dias.

Atualmente o que preocupa é que aquele ideal do século XVI parece estar longe de ser acompanhado. As igrejas de nossos dias, organizam grandes eventos no dia da Bíblia, shows, passeatas, muitas, muitas atividades. Mas, no restante do ano a letargia toma conta dos crentes. Há pouco estímulo a leitura da Bíblia.

Nem os seminários escapam. Eles viraram meios para instituições religiosas e particulares arrecadarem mais dinheiro.

Nas igrejas, o estigma de crente frio ainda persegue aqueles que demosntram algum interesse no estudo da Bíblia.

Neste terreno de mediocridade intelectual, a Igreja de Cristo sobrevive preservando o amor às Sagradas Escrituras. Sua Carta Magna. A igreja jurou proteger o sagrado livro, e nunca enfrentou tarefa tão difício desde que a grande Reforma retirou o Livro empoeirado do baú e o colocou em destaque para que todos o lessem e o admirassem.

O desafio da igreja é resgatar aquele apreço pela Bíblia, não necessariamente por uma data anual, mas com iniciativas sincera e eficaz que reflita a responsabilidade da igreja de protegê-la e estimular os crentes e demais pessoas a lê-la, crendo ser ela a Palavra de Deus poderosa para salvar pecadores caídos.

Todos os dias é Dia da Bíblia. A carta Magna dos cristãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung