O CATECISMO E OS FILHOS DA ALIANÇA

O CATECISMO E OS FILHOS DA ALIANÇA

Desde os primórdios da reforma, o uso dos catecismos foi adotado como modo prático da exposição das Escrituras não apenas aos pequenos, mas também aos adultos.
Deste princípio surgiram os catecismos de Heidelberg (1563) e Westminster (1647).
Com o ataque dos remonstrantes à fé reformada, acusando-a de estar pregando ensinos humanos, paulatinamente muitas Igrejas, mesmo reformadas deixaram de lado o uso dos catecismos nas pregações de domingo.
O que é e porque devemos ter pregações usando o catecismo nos sermões de domingo.
O catecismo não é um documento contendo ensinos humanos. É um documento humano que expressa a verdadeira fé bíblica na história da salvação. Este documento não é apenas uma forma de ensinar as Escrituras, mas salva-guardar a Igreja de dois erros: ensinos heréticos e omissão do ensino de toda a bíblia.
A pregação de sermões baseados no catecismo, garante à Igreja que ela conhecerá toda a verdade de Deus, no lugar de ficar a mercê de pregações localizadas. O crente amadurece quando ele conhece tudo que Deus ensina. O oposto também é verdadeiro. Quando o crente deixa de receber todo o ensino das Escrituras, ele deixa de “crescer na graça e no conhecimento”.
Por isso algumas Igrejas de tradição reformada permanecem fieis aos princípios defendidos pelos reformadores e que foram ratificados pelos sínodos, como aconteceu em Dort (1618-1619).
Os filhos da aliança devem receber os mesmos ensinos. Não há nenhuma evidência de que no Novo Testamento as crianças eram deslocadas do ensino. Não vemos isso nem nas palavras de Jesus (deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus), nem nos ensinos dos apóstolos (doutra sorte, os vossos filhos seriam imundos; mas, agora, são santos). A conclusão é que as crianças participavam com os pais dos cultos e outros eventos.
Para saber mais sobre esse assunto, clique no link “catecismos” localizado na coluna à esquerda.

Por Lucio Mauro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung