Os 500 anos de Calvino



Dia 10 de julho, o mundo cristão reformado comemorará o quincentenário do Reformador João Calvino. Para marcar a ocasião diversos eventos se espalham pelo mundo a fora. O movimento de reforma iniciado por Ulrico Zuínglio, passando pelo evengelismo de Guilherme Farel foi alargado por Calvino, o pastor que Genebra precisava para combater tanto o anabatismo como o catolicismo.

Genebra, cidade que acolheu por tanto tempo o reformador, está em festa. Cartazes estão fixados em todos os lugares. Folhetos são distibuidos aos montes. Até uma peça está sendo apresentada no teatro tendo Calvino como foco. Também está em cartaz uma exposição temporária no Musée international de la Réforme com a mostra "Um dia na vida de Calvino".

Universidade Lusófona realizou um colóqio sobre a mportante figura histórica mais conhecido como João Calvino, levado a efeito no último dia 2 de Junho, a propósito dos 500 anos do seu nascimento. Calvino foi um dos «arquitectos» da modernidade e de uma nova Europa que começou a surgir no século XVI, para a qual a Reforma Protestante teve um importante contributo. Foram três os oradores convidados: a Mestre Rute Salvador, o Mestre Dimas de Almeida e o Dr. Luís Melancia. O Mestre Paulo Mendes Pinto (director da Lic. em Ciência das Religiões) fez a abertura e a Profª. Dulce Cabete fez a moderação.

As Igrejas Reformadas da região de Paris reuniram, no domingo, 17 de maio, 1.500 fiéis em Noyon, cidade natal de João Calvino.

Apesar do aniversário, os organizadores tomaram cuidado para evitar o escolho da comemoração. A jornada tratou do tema da “audácia de uma palavra livre”. Entre uma peça de teatro, uma visita ao Museu de Calvino, ou algumas animações para as crianças, os participantes eram convidados a assistir a uma conferência consagrada à “Modernidade de Deus”. Para os intelectuais presentes, todos especialistas em teologia, era a ocasião para desempoeirar a sua imagem austera

Em 2009 serão comemorados os 500 anos de nascimento de Calvino. A Federação Suiça de Igrejas Protestantes juntamente com a Aliança Mundial de Igrejas Reformadas lançam um concurso mundial de sermões e composições de hinos religiosos como parte dessas comemorações

Veja mais sobre os 500 anos de Calvino no portal Mackenzie: http://www.mackenzie.br/15906.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung